Dreams Arts Design

Bem-vindo ao Dreams Art's Design. Para poder utilizar todos os atributos deste fórum, será necessário que você crie uma conta de usuário. O cadastro é gratuito e leva pouco tempo para ser preenchido. Após o cadatro você estara automaticamente fazendo parte do grupo Dreams Arts Design e terá acesso a recursos exclusivos para membros. Registre-se e participe!

Atenciosamente, Equipe Dreams Arts Design
Dreams Arts Design
ATENÇÃO: Vamos mudar toda a estrutura do site, semana que vem o mesmo ficara OFF para realização da mudança. Em breve vocês terão nova areas no fórum. Espero que gostem.

    [Ferramentas] Conheça os principais filtros do programa

    Compartilhe
    avatar
    shura
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 1320
    Pontos : 5628
    Data de inscrição : 03/05/2010
    Respeito às regras. :
    Localização : Fortaleza CE

    [Ferramentas] Conheça os principais filtros do programa

    Mensagem por shura em Seg Ago 16, 2010 4:28 pm

    Quando o Photoshop surgiu, há cerca de 19 anos atrás, talvez ninguém imaginasse o tamanho da influência que esse programa teria sobre tantos meios. Hoje em dia o programa é usado por todo tipo de usuário e para praticamente qualquer tipo de utilidade. Isso porque é um programa de fácil acessibilidade (ao menos quanto ao uso), permitindo que os usuários possam aprender facilmente como fazer ao menos edições básicas através do programa.

    É por isso que o Baixaki sempre traz dicas e tutoriais sobre o Photoshop e vários outros programas. Porque se você perceber, caro usuário, a cada tutorial realizado é um aprendizado para truques e técnicas de uso. E como há muita gente que não sabe como usar e para que servem os filtros, vamos fazer um bom apanhado deles neste artigo. Veja a seguir os principais filtros divididos em suas respectivas categorias.

    Os controles de cada filtro

    Antes de podermos falar de cada filtro, devemos levar em conta os controles que são usados para “regulá-los”. São as chamadas barrinhas deslizantes, que controlam a intensidade do filtro e como ele vai ser aplicado. A maioria deles tem opções como para aumentar ou diminuir o tamanho do pincel, regular a intensidade de detalhe que será mantida etc.

    Não há um número certo para a regulagem de nenhum dos filtros, afinal tudo depende do que você está fazendo e de qual imagem está usando. Ou seja, em uma imagem o filtro pode ter um pincel maior e, em outra, menor. Por isso, tenha em mente de que você deverá utilizar as barrinhas dos filtros na tentativa — ir ajustando os valores até chegar ao resultadodesejado.




    Artísticos (Artistic)[/b]


    Os filtros artísticos, como o próprio nome já diz, são voltados a transformar uma foto que é comum em algo que foi feito com intuito artístico. Não que uma foto não possa ser arte, mas são filtros que dão um toque como se fosse “à mão”.



    [b]Cutout
    — Deixa a imagem como se tivesse sido feita a partir de pequenos pedaços separados de papel. Você pode determinar o número de camadas de papel em Number of Levels.

    Smudge Stick — É como se alguém tivesse “borrado uma foto“ antes de ela secar, puxando elementos da imagem para os lados.

    Sponge [/b]— Imagine se você pegasse uma esponja e começasse a pintar com ela. Ou então, se pegasse uma pintura ainda molhada e aplicasse uma esponja por toda ela. É assim que fica após utilizar esse filtro.



    [b]Palette Knife
    — É como se a pintura tivesse “marcas” de faca. Ou seja, você “esculpe” a sua imagem.

    Underpainting — Como o nome já diz, esse filtro dá a impressão de que você pintou sobre alguma superfície com textura evidente, sejam tijolos ou areia. Quanto menor o tamanho do pincel (Brush Size), mais detalhada fica a pintura.

    Film Grain — Adiciona um pouco de ruído sobre a imagem, utilizando pontos minúsculos para isso e acabando com qualquer perfeccionismo e suavidade que a foto tenha.


    Tracejados de pincel (Brush Strokes)


    Esses filtros são destinados a modificar os traços da imagem, deixando-os mais reforçados, escuros, acentuados etc.



    Accented Edges — Com esse filtro você pode acentuar as arestas da imagem, definindo também qual deve ser a largura, o brilho e a suavidade delas.

    Angled Strokes — Cria traços que tendem ir para ângulos opostos. Ou seja, a partir de uma barra de equilíbrio você define se os traços devem estar em níveis iguais (para os dois lados), além do comprimento deles.

    Crosshatch — Muito semelhante ao Angled Strokes, mas cria rastros de tinta que assemelham-se ao formato de um X, cruzando-se.





    Dark Strokes — Transforma os traços do desenha e cria vários novos, mas com a intensidade muito mais escura.

    Ink Outlines — Deixa toda a sua imagem com borrifos e traços de tinta, como se alguém contornasse vários “pedacinhos” da imagem com uma fina caneta preta.

    Spatter — A imagem fica com borrifos, como se tivesse sido pintada com vários sprays de tinta. É possível definir o tamanho do spray e a suavidade da pintura.


    Distorções (Distort)


    O uso da distorção pode ter motivos muito variados, dependendo muito do uso que se faz. É possível utilizar desde para modificar o rosto/corpo de uma pessoa
    até para criar efeitos muito diferentes em uma imagem.



    Pinch — O filtro pega exatamente o meio da imagem (isso não pode ser regulado) e aplica uma espécie de distorção de encolhimento nessa região, sendo que a força vai aumentando das bordas para o meio.

    Twirl[/b] — Simplesmente cria um redemoinho, deixando a imagem “encaracolada” exatamente no meio. É possível definir o ângulo, sendo que quanto maior, mais deformada fica a imagem.

    [b]Polar Coordinates
    — São as também chamadas coordenadas polares. Ao aplicar esse filtro, o programa une todas as pontas da imagem e cria um círculo — praticamente um planeta.


    Rascunho (Sketch)


    Pegue um lápis e, largue ele. Esses filtros fazem todo o trabalho por você. Bem, explicando melhor, são filtros que agem como se fossem rascunhos da imagem. Ao aplicar algum deles, a imagem se transforma em um verdadeiro desenho. A maioria é preto-e-branco, com excessão do Water Paper.




    Bas Relief — Aplica um efeito de baixo relevo na imagem.

    Chalk & Charcoal — Dá impressão de que é uma pintura toda feita com giz e carvão, com traços rápidos e grosseiros.

    Conté Crayon — Cria um efeito de giz na imagem.



    Graphic Pen — Esse filtro utiliza um efeito de pintura com caneta de nanquim, como se fosse uma HQ. Ótima idéia para um “efeito gibi”.

    Halftone Pattern — Usa uma matriz de meio-tom. Ou seja, a imagem fica em preto-e-branco e cheia de quadriculados.

    Note Paper — Um efeito muito bonito que parece com um desenho feito em papel de caderno ou de carta.



    Photocopy — Imagine aquela fotocópia mal-feita, que deixa a imagem extremamente incompreensível. Esse filtro junta os elementos que estão mais próximos e deixam eles pretos e lisos.

    Plaster — Cria um “molde” em gesso a partir da sua imagem.

    Water Paper — Filtro com efeito muito semelhante a um papel molhado (inclusive é esse o seu nome).

    Estilizar (Stylize)

    A maioria dos filtros presentes nesta parte procura dar um efeito diferente, estilizando a imagem de alguma forma diferente dos outros filtros.



    Glowing Edges — Deixa as arestas extremamente brilhantes e coloridas, com preenchimento preto aonde não há bordas. É parecido com um efeito neon.

    Wind — Faz uma verdadeira ventania, borrando a imagem para um lado de sua escolha.


    Dar textura (Texture)


    Essa categoria modifica a imagem no sentido de dar textura a ela, indo desde o efeito craquelé e granulado até um vitral.



    Craquelure — Cria um craquelé, deixando a imagem toda “quebrada”. Você pode definir o tamanho das rachaduras, o espaçamento entre elas e o brilho desse espaço.

    Grain — Deixa a imagem granulada. Mas é diferente do filtro Film Grain, pois aqui há mais textura, deixando esse granulado mais “vivo” e indo além de deixar a imagem apenas menos perfeita.

    Mosaic Tiles — Transforma a sua imagem em ladrilhos de mosaico, de maneira que as partes, de certa forma, se juntam umas às outras. Aqui também é possível escolher o tamanho das partes e o espaço entre elas.



    Patchwork — Deixa tudo quadriculado, dando a impressão de que são vários bordados unidos.

    Stained Glass — Cria um vitral em toda a imagem, “quebrando” a sua imagem em vários pequenos pedaços de vidro colorido. Quanto menor o tamanho dos pedaços, mais definida fica a imagem.

    Texturizer — Aplica uma textura em cima da imagem, parecendo que foi usada uma superfície para ela. É possível escolher uma textura de tijolos, por exemplo, e criar um muro.


    Desfoque (Blur)



    Gaussian Blur — O desfoque gaussiano é o mais utilizado para efeitos e tutoriais, pois é o mais padronizado, com apenas um controle de intensidade que é capaz de desfocar toda a imagem.

    Motion Blur — Muito semelhante ao desfoque gaussiano, mas com a diferença de que dá impressão de movimento. Aqui você escolhe qual o ângulo da movimentação e a intensidade (distância) do borrão.

    Ruídos (Noise)


    Os chamados ruídos são aqueles “barulhos” na imagem. Ou seja, pontinhos, manchas e geralmente coisas indesejadas e sem uma forma muito definida.




    Add Noise[/b] — Nessa opção você simplesmente adiciona muito ou pouco ruído. Com essa opção é possível escolher uma opção monocromática e criar estática como se fosse uma TV fora do ar.

    [b]Dust and Scratches
    — Também chamado sujeiras e rabiscos, esse filtro é extremamente utilizado justamente para remover o que está em seu nome. Com ele, basta fazer uma seleção com o laço poligonal e aplicar a intensidade adequada para remover com qualidade qualquer tipo de sujeira ou mancha que tenha na foto (imagine aquele café derramado sobre a foto).


    Acabamento (Render)


    São algumas opções basicamente para acabamento da imagem, incluindo mais a iluminação.



    Lens flare — É como se a lente tivesse queimado por alguma luz extremamente forte (geralmente o sol), dando um efeito especial. Se usado com cuidado (sem exageros), fica muito bonito para tirar a artificialidade de algumas fotos.

    Lighting Effects[/b] — Abre-se uma janela com uma porção (muitas mesmo) de opções para criar luzes em sua foto, com perfis prontos que podem ser acessados em um menu chamado Style. E você pode ajeitar cada uma das luzes com muita facilidade: usando as barrinhas deslizantes ou arrastando pontos das bordas.


    [b]Conclusão


    É isso aí galera, agora é só procurar pelo melhor filtro e fazer as melhores combinações para as suas imagens. Até mais.

    Fonte: Baixaki.com.br

    Webtutoriais:08EFCECA


    _________________






    Visitem !!! Meu blog


    Minha nova Galeria


    Spoiler:







    avatar
    Convidad
    Convidado

    Re: [Ferramentas] Conheça os principais filtros do programa

    Mensagem por Convidad em Seg Ago 16, 2010 5:36 pm

    Pow mereçe top muito bem explicado tudo vlw shura belo trabalho!

    Suporte
    Moderador
    Moderador

    Mensagens : 18
    Pontos : 2960
    Data de inscrição : 05/06/2009
    Respeito às regras. :

    Re: [Ferramentas] Conheça os principais filtros do programa

    Mensagem por Suporte em Qua Set 29, 2010 8:38 am

    Parabéns shura pelo tutorial
    avatar
    Joel Ribeiro
    Iniciante / Inativo
    Iniciante / Inativo

    Mensagens : 2
    Pontos : 2458
    Data de inscrição : 03/09/2010
    Respeito às regras. :

    Re: [Ferramentas] Conheça os principais filtros do programa

    Mensagem por Joel Ribeiro em Sex Out 08, 2010 8:33 pm

    Muito obrigado Shura. Muito legal!!!

    Conteúdo patrocinado

    Re: [Ferramentas] Conheça os principais filtros do programa

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Maio 25, 2017 12:03 pm