Dreams Arts Design

Bem-vindo ao Dreams Art's Design. Para poder utilizar todos os atributos deste fórum, será necessário que você crie uma conta de usuário. O cadastro é gratuito e leva pouco tempo para ser preenchido. Após o cadatro você estara automaticamente fazendo parte do grupo Dreams Arts Design e terá acesso a recursos exclusivos para membros. Registre-se e participe!

Atenciosamente, Equipe Dreams Arts Design


Participe do fórum, é rápido e fácil

Dreams Arts Design

Bem-vindo ao Dreams Art's Design. Para poder utilizar todos os atributos deste fórum, será necessário que você crie uma conta de usuário. O cadastro é gratuito e leva pouco tempo para ser preenchido. Após o cadatro você estara automaticamente fazendo parte do grupo Dreams Arts Design e terá acesso a recursos exclusivos para membros. Registre-se e participe!

Atenciosamente, Equipe Dreams Arts Design

Dreams Arts Design

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Dreams Arts Design
ATENÇÃO: Vamos mudar toda a estrutura do site, semana que vem o mesmo ficara OFF para realização da mudança. Em breve vocês terão nova areas no fórum. Espero que gostem.

    [Tutorial] Efeito abstrato no gimp

    shura
    shura
    Administrador
    Administrador


    [Tutorial] Efeito abstrato no gimp 2zodsv6
    Mensagens : 1320
    Pontos : 8128
    Data de inscrição : 03/05/2010
    Respeito às regras. : [Tutorial] Efeito abstrato no gimp 11101010
    Localização : Fortaleza CE

    [Tutorial] Efeito abstrato no gimp Empty [Tutorial] Efeito abstrato no gimp

    Mensagem por shura Dom Jun 13, 2010 9:54 am

    o que iremos fazer hoje é puramente simétrico apesar de um pouquinho complexo vamos lá?

    Crie uma imagem de proporções congruentes sendo que isto não é uma obrigação e sim uma SUGESTÃO.

    Criada a nova imagem vamos de pronto criar um degradê com orientação espiralada sobre a mesma, isso nos dará a base para as tão necessárias ligações simétricas que iremos criar logo mais dentro deste documento, as imagens abaixo ilustram esse processo:

    Primeiro selecione a ferramenta de degradês presente na interface principal do Gimp representada pelo ícone abaixo:

    [Tutorial] Efeito abstrato no gimp Mosk0

    Depois, dentro da interface de controle da ferramenta *(opções de ferramentas) selecione a espiral no sentido horário ou anti-horário:

    [Tutorial] Efeito abstrato no gimp Mosk1

    Selecionada a espiral, escolha um degradê que tenha transição contínua *(como o do exemplo grifado) sem quebras de cor repentinas *(borda preta entre uma cor e outra ou um tom e outro)

    [Tutorial] Efeito abstrato no gimp Mosk2

    Agora vamos criar o degradê dentro da nossa imagem, esse procedimento é um tanto pessoal, mas vamos a ele, clique em um ponto de sua escolha dentro dos limites da extremidade superior da imagem *(pode ser da inferior se preferir), então, sem soltar o botão do mouse arraste a parábola para as proximidades da região central da imagem em qualquer angulo de ataque e solte-a:

    [Tutorial] Efeito abstrato no gimp Mosk3


    A imagem abaixo mostra o resultado do nosso degradê aplicado a imagem:

    [Tutorial] Efeito abstrato no gimp Mosk4

    Feito isso vamos agora deformar a estrutura primária do nosso recém criado degradê, afim de criarmos um novo padrão estrutural que forme encaixes cortantes. A imagem abaixo ilustra o caminho até o filtro:

    [Tutorial] Efeito abstrato no gimp Mosk5

    Uma vez aberto o filtro , configure o recurso “raio de deformação” com uma valoração entre 70 e 120% e utilizando as ferramentas de moldagem denominadas “Redemoinhos”*(anti-horário e horário) misture ambos os canais a gosto como no exemplo mostrado na interface abaixo:

    [Tutorial] Efeito abstrato no gimp Mosk6

    Satisfeito clique em “OK” e aguarde o processamento:

    [Tutorial] Efeito abstrato no gimp Mosk7

    Agora vamos a parte fácil, duplique a camada base da imagem e sobre esta nova camada aplique o efeito de camada denominado “Somente Escurecer”:

    [Tutorial] Efeito abstrato no gimp Mosk8

    Depois, utilizando a ferramenta de espelhamento presente na interface principal do Gimp, fala espelhamento com a orientação que desejar, no caso do exemplo abaixo foi feito espelhamento vertical.

    [Tutorial] Efeito abstrato no gimp Mosk9

    Agora combine todas as camadas visíveis e duplique a resultante, sendo que sobre esta última aplique o efeito de camada denominado “Somente Clarear”, depois espelhe a mesma no sentido que desejar =].

    [Tutorial] Efeito abstrato no gimp Mosk10

    Agora veja o que acontece quando o efeito de camada é alterado para o “Super-Exposição” por exemplo:

    [Tutorial] Efeito abstrato no gimp Mosk11

    Aproveitando ainda a mesma imagem, vou ensinar uma pequena mágica para vocês, desfaçam o espelhamento e apliquem agora o efeito de camada denominado “Diferença” sobre o trabalho. Notem que a imagem ficou TOTALMENTE PRETA, isso ocorre porque este efeito de camada inverte a estrutura de tons e cores da camada onde o mesmo é aplicado de maneira que se tornem incompatíveis com as presentes na camada inferior, o espelhamento provoca uma interseção destes tons =]!

    [Tutorial] Efeito abstrato no gimp Mosk12

    Muito bem, agora que já nos aquecemos podemos seguir para um nível um pouco mais agressivo
    Partindo deste ponto, crie uma nova imagem seguindo as diretrizes anteriores até a criação do degradê, porém, durante o processo de deformação, seja mais agressivo ao ponto de se formarem deltas dentro da imagem, isso se faz configurando uma valoração menor dentro do raio deformativo, e fazendo um uso mais prolongado do recurso ativado:

    [Tutorial] Efeito abstrato no gimp Mosk13

    Finado o processamento, duplique a camada base e aplique o efeito de camada denominado “Somente Escurecer” para depois aplicar espelhamento no sentido horizontal =].

    [Tutorial] Efeito abstrato no gimp Mosk14

    VIRADA DE MESA
    Combine todas as camadas visíveis e aplique uma pequena mudança estrutural luminosa e colorada dentro da imagem para realçar os tons mais escondidos -=].

    [Tutorial] Efeito abstrato no gimp Mosk15

    Agora duplique a camada resultante e sobre esta última aplique o efeito de camada denominado “Super- Exposição” =]

    [Tutorial] Efeito abstrato no gimp Mosk17

    E este é um dos possíveis finais mais que felizes =]

    [Tutorial] Efeito abstrato no gimp Final1yn

    VIRADA DE MESA 2

    Combine todas as camadas visíveis do final anterior e duplique a resultante, sobre esta última aplique o efeito de camada denominado “Diferença” -=]:

    [Tutorial] Efeito abstrato no gimp 20589598
    Curioso não =]?Para compensar uma eventual perda de luminosidade basta utilizar o filtro “Mapeamento Alien” no modo “HSL” com apenas o canal de luminosidade ativado e configurar a seu gosto.

    [Tutorial] Efeito abstrato no gimp Final2f

    É isso ai

    Fonte: N/a

      Data/hora atual: Sex Mar 29, 2024 2:26 am