Nivel : Intermediario
Autor: Desconhecido
Retirado : Tutorzone
Introdução
Neste tutorial veremos que além de possuir ferramentas para modelar, texturizar e iluminar uma cena 3D, o Blender também possui recursos que nos auxiliam a criar a animação. Fazer um objeto moverse é muito fácil, basta você definir a posição inicial e a posição final que o Blender faz o resto calculando todos os outros frames automaticamente.
Eu considero que você já tem algum conhecimento sobre a interface do Blender e sabe executar tarefas básicas como posicionar o cursor 3D, adicionar objetos primitivos, visualizar a cena de diversos ângulos, identificar os diversos painéis, abas, controles, etc.
Vamos lá ...
Criando o Peão
Para criar este peão usaremos uma técnica chamada “Spinning” (giro). Com esta técnica eu só preciso desenhar a linha exterior do objeto e o Blender fará o resto, criando o objeto a partir do giro desta linha.
Inicie uma nova cena, delete o cubo padrão (se for o caso) e alterne para a visão frontal (1).
Adicione uma curva Bezier (Add /Curve /Bezier Curve):
Na figura acima, a curva Bezier está em preto. As semiretas na cor salmão são utilizadas para manipular a curva (acho que esta cor é salmão, se não for, considere as únicas semiretas que tem na figura). Selecione os pontos das semiretas, clicando neles com o botão direito do mouse, e utilize os comandos de translação (G), rotação (R) e escala (S) para mover, rotacionar ou redimensionar os segmentos da curva Bezier que estão ligados às semiretas. Para tirar a seleção dos pontos utilize a tecla A. Teste estes comandos nesta curva para entender como funcionam.
Depois de entender como mexer na curva Bezier para modificar sua forma, insira novos pontos na curva. Basta selecionar uma das extremidades da curva e depois pressionar a tecla CTRL e o botão esquerdo do mouse.
Insira novos pontos e ajuste a curva para que ela fique com a aparência da figura abaixo.
Uma dica para criar esta curva é usar a figura de um peão para auxiliar no desenho. Observe abaixo.
Na internet você encontra várias figuras deste tipo. Para colocar a figura no fundo clique em View /Background Image... e, na janela que aparecer, clique no botão Load para carregar a imagem.
Observe que os pontos finais da curva estão sobre o eixo Z (eixo azul). Isto é muito importante, pois realizaremos o giro em torno deste eixo.
Ao utilizar esta técnica, você deve indicar a localização do eixo de rotação com o cursor 3D. Neste caso, nosso eixo de rotação será o eixo Z. A fim de indicar este eixo como eixo de rotação, vamos centralizar o cursor 3D. Pressione SHIFTC e o cursor será centralizado.
O eixo de rotação deve estar na perpendicular em relação a tela, então, alterne para a visão de cima (7). Na figura abaixo você pode ver o cursor 3D indicando a posição do eixo de rotação e a curva Bezier que será rotacionada no sentido da seta.
A função spin, a qual utilizaremos nesta técnica, só funciona com meshes, então, vamos transformar nossa curva Bezier num mesh. Entre no modo objeto (TA e pressione as teclas ALTC. Selecione mesh ou pressione ENTER para completar a operação.
olte para o modo de edição (TA e, no painel de edição (F9), aba Mesh Tools, localize o controle para executar o spin. Ajuste Degr (graus) para 360 e Steps (etapas) para 21.
360 graus indica um giro completo, caso você queira criar apenas metade de um objeto ajuste para 180 graus. O número de etapas (Steps) determina a resolução do objeto a ser criado. Valores altos criam objetos com bordas mais suaves.
Agora selecione todos os vértices (A), clique no botão Spin da aba Mesh Tools (o cursor assumirá a forma de um sinal de interrogação) e clique na janela de visualização 3D. O resultado pode ser visto nas figuras abaixo.
Visão frontal (1)
Visão da câmera (0)
OBSERVAÇÃO: Se você configurou sua interface para ter várias janelas 3D View com visões diferentes (de frente, de lado, etc.), o Blender precisa saber em qual janela você deseja executar a operação spin, então, você deve clicar no botão spin e depois na janela que tem a visão de cima.
Agora vamos remover os vértices duplicados. Selecione todos os vértices (A), pressione a tecla W e escolha a opção Remove Doubles. Aparecerá uma tela indicando a quantidade de vértices que será removida. Basta clicar nela para terminar a operação de remoção de vértices.
Para finalizar, suavize nosso peão clicando no botão Set Smooth, localizado na aba Link and Materials. O resultado final do nosso peão pode ser visto abaixo.
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Eu considero que você já tem algum conhecimento sobre a interface do Blender e sabe executar tarefas básicas como posicionar o cursor 3D, adicionar objetos primitivos, visualizar a cena de diversos ângulos, identificar os diversos painéis, abas, controles, etc.
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Criando o Peão
Para criar este peão usaremos uma técnica chamada “Spinning” (giro). Com esta técnica eu só preciso desenhar a linha exterior do objeto e o Blender fará o resto, criando o objeto a partir do giro desta linha.
Inicie uma nova cena, delete o cubo padrão (se for o caso) e alterne para a visão frontal (1).
Adicione uma curva Bezier (Add /Curve /Bezier Curve):
Na figura acima, a curva Bezier está em preto. As semiretas na cor salmão são utilizadas para manipular a curva (acho que esta cor é salmão, se não for, considere as únicas semiretas que tem na figura). Selecione os pontos das semiretas, clicando neles com o botão direito do mouse, e utilize os comandos de translação (G), rotação (R) e escala (S) para mover, rotacionar ou redimensionar os segmentos da curva Bezier que estão ligados às semiretas. Para tirar a seleção dos pontos utilize a tecla A. Teste estes comandos nesta curva para entender como funcionam.
Depois de entender como mexer na curva Bezier para modificar sua forma, insira novos pontos na curva. Basta selecionar uma das extremidades da curva e depois pressionar a tecla CTRL e o botão esquerdo do mouse.
Insira novos pontos e ajuste a curva para que ela fique com a aparência da figura abaixo.
Uma dica para criar esta curva é usar a figura de um peão para auxiliar no desenho. Observe abaixo.
Na internet você encontra várias figuras deste tipo. Para colocar a figura no fundo clique em View /Background Image... e, na janela que aparecer, clique no botão Load para carregar a imagem.
Observe que os pontos finais da curva estão sobre o eixo Z (eixo azul). Isto é muito importante, pois realizaremos o giro em torno deste eixo.
Ao utilizar esta técnica, você deve indicar a localização do eixo de rotação com o cursor 3D. Neste caso, nosso eixo de rotação será o eixo Z. A fim de indicar este eixo como eixo de rotação, vamos centralizar o cursor 3D. Pressione SHIFTC e o cursor será centralizado.
O eixo de rotação deve estar na perpendicular em relação a tela, então, alterne para a visão de cima (7). Na figura abaixo você pode ver o cursor 3D indicando a posição do eixo de rotação e a curva Bezier que será rotacionada no sentido da seta.
A função spin, a qual utilizaremos nesta técnica, só funciona com meshes, então, vamos transformar nossa curva Bezier num mesh. Entre no modo objeto (TA e pressione as teclas ALTC. Selecione mesh ou pressione ENTER para completar a operação.
olte para o modo de edição (TA e, no painel de edição (F9), aba Mesh Tools, localize o controle para executar o spin. Ajuste Degr (graus) para 360 e Steps (etapas) para 21.
360 graus indica um giro completo, caso você queira criar apenas metade de um objeto ajuste para 180 graus. O número de etapas (Steps) determina a resolução do objeto a ser criado. Valores altos criam objetos com bordas mais suaves.
Agora selecione todos os vértices (A), clique no botão Spin da aba Mesh Tools (o cursor assumirá a forma de um sinal de interrogação) e clique na janela de visualização 3D. O resultado pode ser visto nas figuras abaixo.
Visão frontal (1)
Visão da câmera (0)
OBSERVAÇÃO: Se você configurou sua interface para ter várias janelas 3D View com visões diferentes (de frente, de lado, etc.), o Blender precisa saber em qual janela você deseja executar a operação spin, então, você deve clicar no botão spin e depois na janela que tem a visão de cima.
Agora vamos remover os vértices duplicados. Selecione todos os vértices (A), pressione a tecla W e escolha a opção Remove Doubles. Aparecerá uma tela indicando a quantidade de vértices que será removida. Basta clicar nela para terminar a operação de remoção de vértices.
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Última edição por Douglas Pereira em Seg Set 28, 2009 9:45 am, editado 1 vez(es)