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    Modelando uma Nave

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    Mensagem por Douglas Pereira Ter Out 13, 2009 3:50 pm

    Autor:Wendell Ramos
    email:wendellramos@gmail.com

    Iremos aprender a modelar uma nave no blender 3D.

    Modelando uma Nave Blendership

    Vamos aqui, de forma bem simples, através da extrusão de faces, criar uma nave a partir do cubo padrão do Blender. Vamos lá:

    - Vá para visão da câmera (NumPad 0).

    - Escale o cubo no eixo y, tecle S, Y e 2, do teclado não numérico, então enter. Isso duplicará sua medida nesse eixo (figura 01).
    Modelando uma Nave Figura_01

    - Entre no modo de edição (TAB).

    - Vá para o modo face select, Ctrl+TAB + o 3. Selecione as duas faces laterais opostas,usando o botão direito do mouse (figura 02)
    Modelando uma Nave Figura_02

    - Vamos extrudar estas faces: Tecle E, escolha individual faces, tecle 2 e enter.

    - Escale estas mesmas faces no eixo Z. Tecle S, Z e arraste o cursor do mouse, um pouco, para o centro da grade. O objeto deve ficar como na figura 03.

    Modelando uma Nave Figura_03

    - Novamente iremos extrudar estas faces. Tecle E e individual face, só que agora vamos cancelar qualquer extrude clicando o botão direito do mouse, que de agora em diante vamos chamá-lo de BDM.

    - Escalamos novamente no eixo Z. Tecle S, Z e arraste o mouse. O objeto deve ficar como na figura 04.

    Modelando uma Nave Figura_04

    - Extrude mais uma vez, tecle E, individual face e 2 (quando for NumPad especificarei).

    - Escalaremos agora, estas mesmas faces no eixo Y. Tecle S, Y e arraste o mouse para o centro da 3dview.

    - Moveremos as faces para trás um pouco. Tecle G, Y e mova o mouse para que fique como na figura 05. Agora você começará a ver algum formato da sua nave.
    Modelando uma Nave Figura_05


    - Agora selecione a face superior central da nave. Extrude, escale e mova usando a mesma técnica que usou pras asas criando assim o "rabo" da nave (figura 06).

    Modelando uma Nave Figura_06



    - Criaremos agora as entradas de ar. Selecione, extrude, tecle E,selecione "region" agora, e não "individual face", pode testar pra ver a diferença, depois desfaça, é sempre bom conhecer todos os caminhos, então scale individualmente as duas faces laterais dianteiras, deixando as como na figura 07. Para ter uma noção mais precisa faça isso na visão de frente ortográfica, NumPad 1 depois NumPad 5.
    Modelando uma Nave Figura_07

    - Individualmente, extrude novamente, estas duas faces, E, individual face, então arraste um pouco para trás, Enter para confirmar. Na visão de frente, escale um pouco, para menor, tecle S e arraste o mouse um pouco para o centro da 3dview(Figura 08).

    Modelando uma Nave Figura_08

    Nota:

    Quando escalar ou rotacionar qualquer objeto, deixe sempre o ponteiro do mouse distante do centro da 3dview, pois terá um melhor controle da ação. E para obter um melhor resultado precione o shift enquanto arrasta o mouse.

    - Dê um outro extrude, agora com as duas face selecionadas, tecle E, "individual face", e empurre para trás criando assim o canal de ventilação dos motores (figura 09).
    Modelando uma Nave Figura_09
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    Modelando uma Nave Empty Re: Modelando uma Nave

    Mensagem por Douglas Pereira Ter Out 13, 2009 3:55 pm

    Continuação...

    - Vamos criar agora a turbina de jato da nossa nave. Com o botão do meio do mouse pressionado arraste sobre a 3dview para posicionar a visão por trás da nave. Selecionando a face central posterior da nave use os mesmos passos das entradas de ar para criarmos o mesmo efeito (Figura 10).

    Modelando uma Nave Figura_10

    Para a cabine, selecione a face central anterior da nave, extrude, E, individual face e arraste pra frente. Escale esta face. Tecle S e arraste o mouse para o centro da 3dview. Agora, na visão lateral, NumPad 3, mova esta face, tecle G e arraste o mouse para baixo até que a face fique um pouco mais baixo que a nave.

    - Extrude outra vez, usando o processo anterior deixando a nave como na figura 11.

    Modelando uma Nave Figura_11

    - Vamos dar uma "alisada" nessa lataria. Selecione todas as faces, tecle A duas vezes, todas ficaram amarelas. Subdividiremos a malha, tecle W, e escolha Subdivide, a malha já de ter criado a subdividão, o número de faces aumentou bastante.

    - Aplique o Smoot, tecla W e escolha smoot . Repita este passo 7 vezes. Sua malha já deve estar assim ou parecida(figura 12).
    Modelando uma Nave Figura_12

    Saia do modo de edição, Tecla TAB, e no botão de edição de objeto (F9), aumente Degr para 80, isso fará com que o blender alise os graus entre edges iguais ou menores que esse valor. Acione SubSurf. Dê um clique em Set Smoot. Ambos alisam a malha (figura 13).

    Modelando uma Nave Figura_13

    - Renderize. Sua nave já deve estar assim:(figura 14).

    - Agora é só aplicar textura e shader. E até animar!
    Modelando uma Nave Figura_14
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    Mensagem por Convidad Qua Out 14, 2009 1:16 pm

    Precisa comentar?
    Simplismente Fantastico, Parabens!!
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    Modelando uma Nave Empty Re: Modelando uma Nave

    Mensagem por DouglasGordo Qua Out 14, 2009 1:28 pm

    Ótimo tuto!!!
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    Modelando uma Nave Empty Re: Modelando uma Nave

    Mensagem por Douglas Pereira Qua Out 14, 2009 3:37 pm

    HeavyTutorials escreveu:Precisa comentar?
    Simplismente Fantastico, Parabens!!

    Obrigado Siriguela, apesar de não ter sido eu o autor pelo menos sei que estou ajudando algumas pessoas com esses tutoriais.

    Abraços
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    Modelando uma Nave Empty Re: Modelando uma Nave

    Mensagem por Lexus Qui Out 15, 2009 1:07 pm

    Belo tuto mano vlw por compartilhar!!!
    blender é loko d++!
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    Mensagem por danha3drs Qui Nov 19, 2009 6:22 pm

    legal
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    Mensagem por gadeaser Sáb Abr 10, 2010 10:47 am

    como criar uma animação no blender

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