Autor:Wendell Ramos
email:wendellramos@gmail.com
Iremos aprender a modelar uma nave no blender 3D.
Vamos aqui, de forma bem simples, através da extrusão de faces, criar uma nave a partir do cubo padrão do Blender. Vamos lá:
- Vá para visão da câmera (NumPad 0).
- Escale o cubo no eixo y, tecle S, Y e 2, do teclado não numérico, então enter. Isso duplicará sua medida nesse eixo (figura 01).
- Entre no modo de edição (TAB).
- Vá para o modo face select, Ctrl+TAB + o 3. Selecione as duas faces laterais opostas,usando o botão direito do mouse (figura 02)
- Vamos extrudar estas faces: Tecle E, escolha individual faces, tecle 2 e enter.
- Escale estas mesmas faces no eixo Z. Tecle S, Z e arraste o cursor do mouse, um pouco, para o centro da grade. O objeto deve ficar como na figura 03.
- Novamente iremos extrudar estas faces. Tecle E e individual face, só que agora vamos cancelar qualquer extrude clicando o botão direito do mouse, que de agora em diante vamos chamá-lo de BDM.
- Escalamos novamente no eixo Z. Tecle S, Z e arraste o mouse. O objeto deve ficar como na figura 04.
- Extrude mais uma vez, tecle E, individual face e 2 (quando for NumPad especificarei).
- Escalaremos agora, estas mesmas faces no eixo Y. Tecle S, Y e arraste o mouse para o centro da 3dview.
- Moveremos as faces para trás um pouco. Tecle G, Y e mova o mouse para que fique como na figura 05. Agora você começará a ver algum formato da sua nave.
- Agora selecione a face superior central da nave. Extrude, escale e mova usando a mesma técnica que usou pras asas criando assim o "rabo" da nave (figura 06).
- Criaremos agora as entradas de ar. Selecione, extrude, tecle E,selecione "region" agora, e não "individual face", pode testar pra ver a diferença, depois desfaça, é sempre bom conhecer todos os caminhos, então scale individualmente as duas faces laterais dianteiras, deixando as como na figura 07. Para ter uma noção mais precisa faça isso na visão de frente ortográfica, NumPad 1 depois NumPad 5.
- Individualmente, extrude novamente, estas duas faces, E, individual face, então arraste um pouco para trás, Enter para confirmar. Na visão de frente, escale um pouco, para menor, tecle S e arraste o mouse um pouco para o centro da 3dview(Figura 08).
Nota:
Quando escalar ou rotacionar qualquer objeto, deixe sempre o ponteiro do mouse distante do centro da 3dview, pois terá um melhor controle da ação. E para obter um melhor resultado precione o shift enquanto arrasta o mouse.
- Dê um outro extrude, agora com as duas face selecionadas, tecle E, "individual face", e empurre para trás criando assim o canal de ventilação dos motores (figura 09).
email:wendellramos@gmail.com
Iremos aprender a modelar uma nave no blender 3D.
Vamos aqui, de forma bem simples, através da extrusão de faces, criar uma nave a partir do cubo padrão do Blender. Vamos lá:
- Vá para visão da câmera (NumPad 0).
- Escale o cubo no eixo y, tecle S, Y e 2, do teclado não numérico, então enter. Isso duplicará sua medida nesse eixo (figura 01).
- Entre no modo de edição (TAB).
- Vá para o modo face select, Ctrl+TAB + o 3. Selecione as duas faces laterais opostas,usando o botão direito do mouse (figura 02)
- Vamos extrudar estas faces: Tecle E, escolha individual faces, tecle 2 e enter.
- Escale estas mesmas faces no eixo Z. Tecle S, Z e arraste o cursor do mouse, um pouco, para o centro da grade. O objeto deve ficar como na figura 03.
- Novamente iremos extrudar estas faces. Tecle E e individual face, só que agora vamos cancelar qualquer extrude clicando o botão direito do mouse, que de agora em diante vamos chamá-lo de BDM.
- Escalamos novamente no eixo Z. Tecle S, Z e arraste o mouse. O objeto deve ficar como na figura 04.
- Extrude mais uma vez, tecle E, individual face e 2 (quando for NumPad especificarei).
- Escalaremos agora, estas mesmas faces no eixo Y. Tecle S, Y e arraste o mouse para o centro da 3dview.
- Moveremos as faces para trás um pouco. Tecle G, Y e mova o mouse para que fique como na figura 05. Agora você começará a ver algum formato da sua nave.
- Agora selecione a face superior central da nave. Extrude, escale e mova usando a mesma técnica que usou pras asas criando assim o "rabo" da nave (figura 06).
- Criaremos agora as entradas de ar. Selecione, extrude, tecle E,selecione "region" agora, e não "individual face", pode testar pra ver a diferença, depois desfaça, é sempre bom conhecer todos os caminhos, então scale individualmente as duas faces laterais dianteiras, deixando as como na figura 07. Para ter uma noção mais precisa faça isso na visão de frente ortográfica, NumPad 1 depois NumPad 5.
- Individualmente, extrude novamente, estas duas faces, E, individual face, então arraste um pouco para trás, Enter para confirmar. Na visão de frente, escale um pouco, para menor, tecle S e arraste o mouse um pouco para o centro da 3dview(Figura 08).
Nota:
Quando escalar ou rotacionar qualquer objeto, deixe sempre o ponteiro do mouse distante do centro da 3dview, pois terá um melhor controle da ação. E para obter um melhor resultado precione o shift enquanto arrasta o mouse.
- Dê um outro extrude, agora com as duas face selecionadas, tecle E, "individual face", e empurre para trás criando assim o canal de ventilação dos motores (figura 09).