Nesse tutorial vou explicar de uma forma simples como criar
aparência de vidro com o Blender. Se você não entender alguma
configuração de uma olhada abaixo que terá uma imagem ilustrando.
Para prosseguir baixe o arquivo a seguir, vamos trabalhar com ele.
Modelo para o tutorial:
DOWNLOAD
Abrindo o arquivo vc deve ter a seguinte imagem:
Vamos trabalhar com a taça que está sobre a mesa. Selecione
a taça e vá para a aba Shading, e dentro dela em Material Buttons.
Crie um novo link como mostrado na imagem a seguir:
Agora escolha a cor que você quiser, mas tente achar uma que
combine com a aparência de vidro. Mude o atributo alpha
(mostrado como A logo abaixo dos valores RGB da cor) da cor
para algo em torno de 0.225. É importante você tentar algumas
cores diferentes bem como alguns ajustes para ir se acostumando
com o comportamento dessas ferramentas. Veja a cor que utilzei:
Agora, para dar uma aparência melhor de transparência
temos que habilitar o Ztransp. Para isso basta clicar
no botão com esse nome, veja abaixo:
Por fim veja como ficou a minha taça com o material transparente:
Creditos: Marcos Eich Perfil