Bom galera, aqui eu irei dar introdução a mais uma ferramenta do 3D Studio MAX, o Video Post, essa ferramenta é usada para diversas finalidades, desde edição de filmes, onde é possível fazer transições entre cenas, até efeitos como o que eu irei ensinar a partir de agora.
Para iniciar, esse efeito, é preciso criar um objeto qualquer, no caso deste tutorial, eu irei criar uma esfera.
Feito isso, é preciso dar a esse objeto, um número, onde esse número será o responsável por atribuir o efeito ao objeto certo. Por exemplo, se você tiver 10 objetos na cena, e cada um deles, obrigatoriamente ter que possuir efeitos diferentes, é necessário atribuir um número de identificação para cada um deles.
Para isso, clique com o botão direito em cima do objeto e vá em "PROPERTIES".
Na tela que abriu, procure pelo grupo "G-BUFFER" e atribua o valor para "1", aperte OK.
Feito isso, estaremos pronto para dar início ao video-post.
Vá no menu "RENDERING" > "VIDEOPOST".
Antes de mais nada, é preciso definir em qual viewport queremos que o efeito seja renderizado, para isso escolheremos a perspective pelo botão "ADD SCENE EVENT".
Nesta janela, apenas selecione perspective, e aperte OK.
O proximo passo será definir o formato e onde a cena final, será renderizada, para isso, vá no botão "ADD IMAGE OUTPUT EVENT"
Feito isso, clique em "FILES" e defina o formato, e o local onde irá ser salvo o arquivo.
No fim deste último passo, a hierarquia das layers deverá estar igual a esta:
OBS: Levando-se em conta que "Fim" é o nome do arquivo de saida que eu escolhi, fora este nome, o resto deverá estar igual.
O próximo passo, será aplicar o efeito ao objeto, para isso, clique no botão "ADD IMAGE FILTER EVENT"
Feito isso, abrirá uma janela para a escolha dos efeitos, abra o menu rollout e selecione a opção "LENS EFFECT GLOW"
Após selecionar o efeito, saia dessa janela, e nas layers, selecione a camada de saída, e arraste ela para o final.
Agora de um duplo clique na camada do efeito LENS EFFECT GLOW, e na janela que se abriu, clique em SETUP.
Na proxima janela, clique respectivamente nos botões PREVIEW, e VP QUEUE, assim será possível visualizar o efeito diretamente no objeto, sem precisar ficar renderizando para ver o andamento do processo.
DANDO INÍCIO AOS EFEITOS DE BRILHO
-PROPERTIES
Na opção OBJECT ID, note que o valor atribuído, eh o padrão, valor 1, note também que é o mesmo valor que atribuímos no começo deste tutorial, se mudarmos o valor para qualquer outro, o efeito sumirá do objeto, por isso, mantenha o valor 1.
No grupo FILTER, temos várias opções, são elas: ALL, EDGE, PERIMETER ALPHA, PERIMETER, BRIGHT e HUE.
O padrão é ALL, onde o efeito que atribuírmos será aplicado em todo o objeto. Desmarque a opção ALL e marque a opção PERIMETER ALPHA, e veja o que acontece, o efeito é aplicado apenas em volta do objeto. Deixando a aba PROPERTIES, vamos para a próxima aba, a PREFERENCES.
-PREFERENCES
Aqui é onde se começa a interagir diretamente com o efeito de brilho no objeto, no grupo EFFECT, é possível alterar o tamanho do brilho. ja na aba COLOR, é possível escolher entre 3 opções:
GRADIENT: Aqui você poderá fazer um mix de cores, misturando diversas cores no brilho.
PIXEL: Aqui o video post irá reconhecer a cor que está sendo utilizada pelo objeto, e irá aplicar a mesma cor ao brilho.
USER: Aqui, estará livre para você escolher qualquer cor que desejar atribuir ao objeto.
Logo abaixo, temos a opção INTENSITY, nela será possível mudar a intensidade do brilho, podendo deixá-lo mais forte ou mais fraco, deixe essa opção em 100, e no grupo COLOR, ative a opção GRADIENT, assim poderemos explorar a próxima aba.
-GRADIENT
Essa aba é simples, principalmente pra que ja está acostumado a usar softwares 2D de tratamento de imagens, vetorização etc...
Esta aba se resume basicamente em escolher as cores que o brilho de seu objeto irá ter, levando-se em conta que é possível misturar diversas cores.
Explore um pouco essa aba, e quando chegar a um resultado satisfatório, vá para a aba seguinte.
-INFERNO
Esta é a aba onde toda a mágica acontece, nela é possível fazer efeitos incríveis.
No grupo settings, no lado esquerdo temos 3 opções disponíveis, GASEOUS, FIERY e ELECTRIC, dos 3 os mais interessates são:
Gaseous - um efeito de gás, bem parecido com alguns brushes do photoshop;
Electric - simula um efeito de eletricidade.
Para visualizar o efeito que você escolheu, ao lado direito, nos padrões RGB (red, green e blue) ative os 3, assim o irá dar pra perceber o efeito escolhido, e tbm as cores.
Mais abaixo parametros básicos estão presentes, como o speed, que é a velocidade que seu brilho irá se mover (isso se for renderizado em vídeo), e o size também, onde poderá ser controlado o tamanho das partículas deste efeito.
escolhido o efeito desejado, saia desta janela clicando em OK.
RENDERIZANDO NO VIDEO POST
Para que uma cena seja renderizada no video post, é diferente de quando renderizamos normalmente (F9), aqui precisaremos clicar no botão EXECUTE SEQUENCE
Aqui, uma janela ja conhecida, selecione a opção SINGLE se deseja renderizar apenas 1 imagem, ou então a opção RANGE, se desejar renderizar um vídeo.
Está pronto, segue o resultado que consegui durante o tutorial:
É isso ai gente, espero que tenham gostado e entendido.
Qualquer dúvida é só postar que eu estarei tirando as dúvidas.
Assim que terminar de renderizar eu estarei postando o resultado em vídeo :]
Creditos:CroniTu
Para iniciar, esse efeito, é preciso criar um objeto qualquer, no caso deste tutorial, eu irei criar uma esfera.
Feito isso, é preciso dar a esse objeto, um número, onde esse número será o responsável por atribuir o efeito ao objeto certo. Por exemplo, se você tiver 10 objetos na cena, e cada um deles, obrigatoriamente ter que possuir efeitos diferentes, é necessário atribuir um número de identificação para cada um deles.
Para isso, clique com o botão direito em cima do objeto e vá em "PROPERTIES".
Na tela que abriu, procure pelo grupo "G-BUFFER" e atribua o valor para "1", aperte OK.
Feito isso, estaremos pronto para dar início ao video-post.
Vá no menu "RENDERING" > "VIDEOPOST".
Antes de mais nada, é preciso definir em qual viewport queremos que o efeito seja renderizado, para isso escolheremos a perspective pelo botão "ADD SCENE EVENT".
Nesta janela, apenas selecione perspective, e aperte OK.
O proximo passo será definir o formato e onde a cena final, será renderizada, para isso, vá no botão "ADD IMAGE OUTPUT EVENT"
Feito isso, clique em "FILES" e defina o formato, e o local onde irá ser salvo o arquivo.
No fim deste último passo, a hierarquia das layers deverá estar igual a esta:
OBS: Levando-se em conta que "Fim" é o nome do arquivo de saida que eu escolhi, fora este nome, o resto deverá estar igual.
O próximo passo, será aplicar o efeito ao objeto, para isso, clique no botão "ADD IMAGE FILTER EVENT"
Feito isso, abrirá uma janela para a escolha dos efeitos, abra o menu rollout e selecione a opção "LENS EFFECT GLOW"
Após selecionar o efeito, saia dessa janela, e nas layers, selecione a camada de saída, e arraste ela para o final.
Agora de um duplo clique na camada do efeito LENS EFFECT GLOW, e na janela que se abriu, clique em SETUP.
Na proxima janela, clique respectivamente nos botões PREVIEW, e VP QUEUE, assim será possível visualizar o efeito diretamente no objeto, sem precisar ficar renderizando para ver o andamento do processo.
DANDO INÍCIO AOS EFEITOS DE BRILHO
-PROPERTIES
Na opção OBJECT ID, note que o valor atribuído, eh o padrão, valor 1, note também que é o mesmo valor que atribuímos no começo deste tutorial, se mudarmos o valor para qualquer outro, o efeito sumirá do objeto, por isso, mantenha o valor 1.
No grupo FILTER, temos várias opções, são elas: ALL, EDGE, PERIMETER ALPHA, PERIMETER, BRIGHT e HUE.
O padrão é ALL, onde o efeito que atribuírmos será aplicado em todo o objeto. Desmarque a opção ALL e marque a opção PERIMETER ALPHA, e veja o que acontece, o efeito é aplicado apenas em volta do objeto. Deixando a aba PROPERTIES, vamos para a próxima aba, a PREFERENCES.
-PREFERENCES
Aqui é onde se começa a interagir diretamente com o efeito de brilho no objeto, no grupo EFFECT, é possível alterar o tamanho do brilho. ja na aba COLOR, é possível escolher entre 3 opções:
GRADIENT: Aqui você poderá fazer um mix de cores, misturando diversas cores no brilho.
PIXEL: Aqui o video post irá reconhecer a cor que está sendo utilizada pelo objeto, e irá aplicar a mesma cor ao brilho.
USER: Aqui, estará livre para você escolher qualquer cor que desejar atribuir ao objeto.
Logo abaixo, temos a opção INTENSITY, nela será possível mudar a intensidade do brilho, podendo deixá-lo mais forte ou mais fraco, deixe essa opção em 100, e no grupo COLOR, ative a opção GRADIENT, assim poderemos explorar a próxima aba.
-GRADIENT
Essa aba é simples, principalmente pra que ja está acostumado a usar softwares 2D de tratamento de imagens, vetorização etc...
Esta aba se resume basicamente em escolher as cores que o brilho de seu objeto irá ter, levando-se em conta que é possível misturar diversas cores.
Explore um pouco essa aba, e quando chegar a um resultado satisfatório, vá para a aba seguinte.
-INFERNO
Esta é a aba onde toda a mágica acontece, nela é possível fazer efeitos incríveis.
No grupo settings, no lado esquerdo temos 3 opções disponíveis, GASEOUS, FIERY e ELECTRIC, dos 3 os mais interessates são:
Gaseous - um efeito de gás, bem parecido com alguns brushes do photoshop;
Electric - simula um efeito de eletricidade.
Para visualizar o efeito que você escolheu, ao lado direito, nos padrões RGB (red, green e blue) ative os 3, assim o irá dar pra perceber o efeito escolhido, e tbm as cores.
Mais abaixo parametros básicos estão presentes, como o speed, que é a velocidade que seu brilho irá se mover (isso se for renderizado em vídeo), e o size também, onde poderá ser controlado o tamanho das partículas deste efeito.
escolhido o efeito desejado, saia desta janela clicando em OK.
RENDERIZANDO NO VIDEO POST
Para que uma cena seja renderizada no video post, é diferente de quando renderizamos normalmente (F9), aqui precisaremos clicar no botão EXECUTE SEQUENCE
Aqui, uma janela ja conhecida, selecione a opção SINGLE se deseja renderizar apenas 1 imagem, ou então a opção RANGE, se desejar renderizar um vídeo.
Está pronto, segue o resultado que consegui durante o tutorial:
É isso ai gente, espero que tenham gostado e entendido.
Qualquer dúvida é só postar que eu estarei tirando as dúvidas.
Assim que terminar de renderizar eu estarei postando o resultado em vídeo :]
Creditos:CroniTu