Dreams Arts Design

Bem-vindo ao Dreams Art's Design. Para poder utilizar todos os atributos deste fórum, será necessário que você crie uma conta de usuário. O cadastro é gratuito e leva pouco tempo para ser preenchido. Após o cadatro você estara automaticamente fazendo parte do grupo Dreams Arts Design e terá acesso a recursos exclusivos para membros. Registre-se e participe!

Atenciosamente, Equipe Dreams Arts Design


Participe do fórum, é rápido e fácil

Dreams Arts Design

Bem-vindo ao Dreams Art's Design. Para poder utilizar todos os atributos deste fórum, será necessário que você crie uma conta de usuário. O cadastro é gratuito e leva pouco tempo para ser preenchido. Após o cadatro você estara automaticamente fazendo parte do grupo Dreams Arts Design e terá acesso a recursos exclusivos para membros. Registre-se e participe!

Atenciosamente, Equipe Dreams Arts Design

Dreams Arts Design

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Dreams Arts Design
ATENÇÃO: Vamos mudar toda a estrutura do site, semana que vem o mesmo ficara OFF para realização da mudança. Em breve vocês terão nova areas no fórum. Espero que gostem.

2 participantes

    Iniciando com o Blender

    shura
    shura
    Administrador
    Administrador


    Iniciando com o Blender  2zodsv6
    Mensagens : 1320
    Pontos : 8158
    Data de inscrição : 03/05/2010
    Respeito às regras. : Iniciando com o Blender  11101010
    Localização : Fortaleza CE

    Iniciando com o Blender  Empty Iniciando com o Blender

    Mensagem por shura Qua Ago 11, 2010 10:04 pm

    Blender é um programa de modelagem 3D grátis e muito poderoso, ele conta com um sistema para o desenvolvimento de animações e uma engine para a criação de jogos inclusa no programa, e tudo isso com apenas aproximadamente 10MB de tamanho! Ele pode ser baixado no site www.blender.org, onde você pode encontrar também bons tutoriais e um fórum para a discussão.


    A primeira vista a interface do Blender pode parecer um tanto difícil de entender e manipular, mas ela foi projetada para otimizar o desempenho no desenvolvimento de modelos 3D. Uma das regras fundamentais do Blender é: mantenha uma mão no teclado e outra no mouse. Realmente o desenvolvimento de modelos se torna mais rápido, pois conseguimos um bom posicionamento com o mouse e ativamos rapidamente a função desejada com o teclado. Outra coisa importante para quem esta iniciando é que os comandos efetuados pelo teclado tem efeito sobre a janela sobre a qual esta o mouse. Quando o programa é iniciado ele abre duas janelas: uma com os modelos 3D (inicialmente um cubo) e outra janela de botões. Veja na imagem abaixo:

    Iniciando com o Blender  1



    Através do seletor de janela podemos escolher que tipo de conteúdo será exibido naquela janela. Também podemos ter várias janelas simultaneamente, simplesmente dividindo uma das janelas existentes. Um exemplo clássico de subdivisão é a constituição de quatro pontos de vista para a modelagem 3D que são: topo, frente, lado e câmera. Para isso clique com o botão direito o mouse sobre o ponto em que as duas janelas se encontram (também utilizado para alterar o tamanho da janela) e em seguida em "Split Area" como na figura:


    Iniciando com o Blender  2

    Depois disso é só levar o mouse sobre a janela que deseja dividir e clicar com o botão esquerdo. Essa é uma boa característica do Blender, pois muitos softwares desse tipo tem sua interface predefinida, não permitindo que você a personalize. Veja o resultado:

    Iniciando com o Blender  3

    Agora que já podemos personalizar nossa View da maneira que for mais conveniente temos que saber como movimentar nosso ponto de vista em relação aos objetos na janela 3D. Para isso temos duas formas, a primeira delas e mais usada é através do scroll do mouse. Aperte e segure o scroll sobre a janela que deseja movimentar e mexa com o mouse. A outra maneira de se ter essa mesma função para quem não gosta ou não tem scroll no mouse é pressionar a tecla Alt enquanto clica e segura o botão esquerdo do mouse, movimentando o mesmo. Para posicionar a janela em pontos específicos podemos usar as teclas do NumPad: 0 para ir para a visão da camera, 7 para topo, 1 para visão frontal, 3 de lado paralelamente com o eixo y, 5 para deixar a View ortográfica, 2, 4, 6 e 8 para rotacionar. Agora que já expliquei alguns princípios fundamentais do Blender vamos por a mão na massa! Para esse tutorial vamos desenvolver algo simples: uma mesa.

    Comece abrindo o Blender, por agora as janelas default são suficientes. Observe que no centro da janela de modelagem existe um cubo, ele será a parte superior da nossa mesa. Para isso teremos que mudar as suas dimensões. Primeiramente selecione o cubo se ele não estiver selecionado, fazemos isso clicando sobre ele com o botão direito do mouse. Quando selecionado o cubo ficará com um contorno rosa. Para fazer o tampo da mesa temos que tornar o cubo mais fino, podemos fazer isso aplicando uma escala em relação ao eixo z. Para isso vá para a visão frontal (NumPad 1) e com o cubo selecionado pressione a tecla "s". A tecla "s" por si só aplica escala em todos os eixos, para aplicarmos a escala apenas no eixo z apenas precisamos pressionar a tecla "z" depois da tecla "s". Aproxime o mouse do cubo para ver como ele ficará mais fino e afaste para ver como ele ficara mais grosso. Para aplicarmos uma escala mais precisa podemos utilizar o NumPad para indicar o fator de escala, para isso pressione "s" para ativar a função escala, depois "z" para limitar a escala a esse eixo e em seguida digite o fator desejado, no meu caso utilizei 0,2 para diminuir o tamanho, utilize enter ou o botão esquerdo do mouse para confirmar a operação. Veja o resultado:

    Iniciando com o Blender  4


    Bom, agora que já temos o nosso cubo na espessura que desejamos podemos modificar a sua largura e comprimento para fazermos o tampo da mesa. Olhe ao redor o seu cubo, pressionando o scroll do mouse e movimentando a view. Muito bem, agora que você já tem uma noção do ambiente vá para a visão do topo (NumPad 7) e vamos aplicar uma escala no eixo x, para isso certifique-se que o cubo esteja selecionado e escale no eixo x em 5 unidades (tecla "s", depois "x" e depois NumPad 5) confirma com enter. Agora vamos fazer o mesmo para o eixo y (tecla "s" depois "y" e depois NumPad 5), l embre-se sempre de confirmar a operação com enter ou com o botão esquerdo do mouse. Se o cubo estiver muito próximo de um zoom rolando o scroll do mouse. Agora nosso tampo está pronto, vamos começar a fazer os pés da nossa mesa! Para adicionar um pé vá para a visão topo (NumPad 7) e pressione "espaço" em seguida Add, Mesh, Cube, isso incluirá um cubo no centro do nosso "mundo 3D" para fazer dele uma das pernas da mesa precisamos escala-lo, fazemos isso no eixo x e no eixo y, com um fator de 0,3. Movimente a view utilizando o sroll para ver o que já fizemos. Agora vá para a visão lateral (NumPad 3) e iremos movimentar o nosso pé no eixo z, para isso utilizaremos a função grab, tecla "g", em -1 unidade. Para isso certifique-se de que o pé da mesa esteja selecionado e tecle "g" para ativar a função grab, depois "z" para movimentarmos nesse eixo e então digite -1. Nesse ponto nosso pé ainda está no meio da mesa e para colocarmos ele onde queremos devemos move-lo no eixo x e no eixo y em quatro unidades, para isso ative a função movimentar (tecla "g") no eixo x (tecla "x") e digite 4 no NumPad, depois faça o mesmo no eixo y (tecla "g", telca "y", NumPad 4) lembrando que após cada operação temos que clicar como botão esquerdo do mouse ou dar um enter para confirmar. Agora que já temos o nosso pé no lugar que queremos, temos que torna-lo mais comprido, poderíamos fazer isso utilizando a escala, mas eu gostaria de apresentar outra técnica aqui. Com o pé selecionado pressione "Tab" isso te levará para o chamado Edit Mode, onde podemos realizar transformações geométricas no objeto, ele tem três modos de seleção, que são: vértices, arestas e faces. Para este tutorial utilizaremos a seleção no modo faces. Pressione Ctrl + Tab para escolher o modo de seleção, e escolha Faces. Veja a figura:


    Iniciando com o Blender  5


    Depois disso teremos que selecionar apenas a face inferior do nosso objeto, posicione a view até um ponto que você consiga clicar no centro da face inferior com o botão direito do mouse. Veja a figura:


    Iniciando com o Blender  6

    Isso irá selecionar apenas essa face. Agora vamos aplicar uma extrusão, que é ativada com a tecla "e", de quatro unidades (NumPad 4), ou seja, tecle "e" em seguida NumPad 4 e enter para confirmar. Veja a figura:

    Iniciando com o Blender  7

    Agora vamos voltar para o Object Mode clicando Tab novamente. Para finalizar a mesa precisamos adicionar os outros três pés que estão faltando. Para isso podemos simplesmente copiar o nosso pé existente e mover a cópia. Vá para a visão lateral (NumPad 3) e com o cubo selecionado pressione Shift + D para fazer uma cópia do nosso pé. Quando copiamos um objeto, ele automaticamente entra no modo "grab" como se pressionarmos a tecla "g". Para movimenta-lo apenas no eixo y, pressionamos "y" e o movimentamos -8 unidades (NumPad - 8) , enter para confirmar. Veja a figura:

    Iniciando com o Blender  8

    Nesse ponto já temos dois pés, vá para a visão frontal (NumPad 1) e com o pé adicionado selecionado copie-o (Shift + D) e o movimente (tecla "g") em -8 unidades no eixo x. Agora para adicionar o último pé movimente um pouco a view e com o ultimo pé que adicionamos selecionado pressione Shift + D para copia-lo, precione "y" para limitar o grab a esse eixo e pressione NumPad 8. Nesse ponto devemos ter todos os pés posicionados corretamente conforme a figura:

    Iniciando com o Blender  9

    Agora nossa mesa está pronta, falta apenas adicionarmos as texturas necessárias. Para isso selecione o tampo da mesa clicando sobre ele com o botão direito do mouse. Na janela de botões pressione o botão Shading, e em seguida em Add new, como mostrado abaixo:

    Iniciando com o Blender  10

    Isso irá adicionar um novo material ao nosso objeto, e através desse material iremos adicionar a nova textura. Vá para a janela Texture Buttons, e clique em Add New, como mostrado abaixo:

    Iniciando com o Blender  11

    No meneu de tipo, selecione Image:

    Iniciando com o Blender  12

    Em seguida clique em load:

    Iniciando com o Blender  13

    e escolha a imagem que quiser, eu utilizei uma imagem de madeira:

    Iniciando com o Blender  Madeiratextura

    Para adicionar uma textura ao pés o procedimento é idêntico, você pode escolher a textura que quiser. Para que na renderização a cena fique bem posicionada, temos que movimentar a nossa câmera, procure por ela na nossa cena. Veja a camera circulada de verde e a fonte de luz circulada de vermelho.

    Iniciando com o Blender  14

    Selecione-a como botão direito do mouse e movimente-a em 4 unidades no exixo x ("g", NumPad 4) e - 4 no eixo y, não esqueça de confirmar cada operação com enter. Movimente também o ponto de luz, para perto da câmera (circulado em vermelho na figura acima). Finalmente renderize a cena pressionando F12. E pronto, nossa mesa está feita. Veja como ficou a minha:

    Iniciando com o Blender  Mesa-pronta

    Espero que este tutorial tenha sido explicativo para quem quer começar a mexer com o Blender. Qualquer dúvida ou sugestão é só entrar em contato comigo.

    Credtitos fonte: Marcos Eich Perfil
    DemolidoR
    DemolidoR
    Membro
    Membro


    Iniciando com o Blender  97032021
    Mensagens : 1018
    Pontos : 6727
    Data de inscrição : 21/07/2010
    Respeito às regras. : Iniciando com o Blender  11101010

    Iniciando com o Blender  Empty Re: Iniciando com o Blender

    Mensagem por DemolidoR Qua Ago 11, 2010 10:10 pm

    belo tuto man shura vai ajuda bastante gente ,vlwzz

      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 11:51 pm